“Quem pode acreditar que não há uma alma atrás daqueles olhos luminosos?” – Theophile Gauthier

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Ciclo de Vida dos Gatos




Gatos Jovens
(até 3 anos)

Seu gatinho de estimação ainda é um filhote (ou quase!). Portanto, muita paciência e cuidado com ele. Em geral, gatos aprendem muito rápido o local para fazer suas necessidades (caixa de areia) e isso pode facilitar bastante as coisas no início.

Não se esqueça de que ele necessita de um alimento balanceado próprio para filhotes (ração para gatos filhotes até cerca de 1 ano de idade), vacinação e cuidados veterinários. Falando nisso, ter um médico veterinário que acompanhe seu filhote durante essa primeira fase de vida é muito importante.

E não se esqueça! Gatos são grandes brincalhões. Forneça brinquedos próprios para ele, como bolinhas ou pequenos animais sintéticos. Você vai ver que uma simples bolinha de papel já pode ser uma diversão!


Gatos Adultos
(de 4 anos até 9 anos)

Seu gato já está adulto. Nessa fase de desenvolvimento ele chegará à maturidade física e sexual. Não se esqueça de que caso não esteja pensando em ter mais gatinhos em casa, deve-se procurar o médico veterinário e conversar com ele sobre a castração de seu pet.

Mantenha seu amigo com as vacinas e visitas ao médico veterinário sempre em dia, ou seja, pelo menos uma vez por ano.


Gatos Idosos
(a partir dos 10 anos)

Seu gato já está idoso. Você poderá dizer:"Puxa, nem vi o tempo passar". Na verdade, isso apenas significa que ele já está numa fase de vida mais madura e que alguns cuidados são importantes para que ele viva muitos anos.

Não se esqueça de que existem rações próprias para gatos idosos e que os cuidados com a dentição e a nutrição de seu amigo são muito importantes. Deve-se lembrar de levá-lo ao veterinário pelo menos uma vez ao ano para as vacinações e exame geral , o que serve para prevenir ou diagnosticar precocemente qualquer doença.


Fonte: Merial Brasil



5 comentários:

disse...

Adorei este post!!
muito bom.

●๋•נuℓiiαηα●๋• disse...

gostei muito desse post, pois eu andava preucupada em relação ao tempo de vida do meu gatinho, mas ele só tem 1 ano de idade, e tomará que ele vida 20 anos!!

valerio disse...

amei, eu amo gato e gostei muito dese post foi de + saber ate quantos anos eles vivem eu estava preucupada com meu gatinho mas ele so tem 5 aninhos!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aldemir Almeida disse...

Lisa, minha gata de 12 anos, fugiu de casa na madrugada de quarta-feira, 10/02 às 04:00, procurei em vários possíveis locais, até passei duas noites no endereço antigo e até agora não voltou, estamos procurando em locais improváveis também, mas nada até agora. Preciso de ajuda, uma orientação, qualquer coisa que valha! Ela é membro da família, é minha filha, desde quarta-feira durmo pouco pois saio a noite pra procura-la e saio para o trabalho às 05:45. Não sei mais o que fazer, até sonhei com ela essa semana!