“Quem pode acreditar que não há uma alma atrás daqueles olhos luminosos?” – Theophile Gauthier

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

5 Razões para brincar com o gato


1 - Reforçar laços


Brincar com o gato ajuda a reforçar os laços entre o dono e o animal. Se os gatos têm um temperamento independente, não resistem contudo a uma boa brincadeira. Brincar juntos ajuda o gato a encará-lo como um companheiro em vez de alguém que apenas lhe põe comida no prato. As brincadeira podem mesmo fazer com que o gato se torne mais afectuoso, reagindo com alegria quando chega a casa, por exemplo. É claro que há gatos mais ariscos do que outros, mas a brincadeira ajuda sempre a aprofundar a relação entre o dono e o animal.

2 - Exercício


É muito importante que os gatos se mantenham em forma. Com o envelhecimento, os gatos tendem a engordar. O excesso de peso é um factor de risco para muitas doenças como a diabetes e a artrite. Ao contrário dos cães, a maioria dos gatos são animais com um acesso muito limitado ao exterior, por isso a brincadeira é a melhor maneira de exercitar os músculos e manter o corpo o corpo em forma.

3 - Confiança


Os gatos tímidos por natureza, ou animais que tenham sido maltratados, demoram mais tempo a desenvolver confiança neles próprios e nos outros. Mas nem estes gatos cuidadosos resistem a uma boa sessão de brincadeira. Os gatos habituados a interagir com humanos, recebem melhor as visitas.

Os gatos aprendem a ser gatos através da brincadeira com os irmãos, mantenha esta actividade ao longo da vida do gato e verá o desabrochar de um animal mais extrovertido e confiante.

4 - Libertar tensão e agressividade


As brincadeiras permitem que o gato liberte a tensão acumulada e também que possam libertar o seu instinto de caça. Os gatos são caçadores e independentemente de terem ou não presas à sua volta, vão exercer o seu instinto, nem que seja em sombras ou peças de mobiliário. O aborrecimento faz com que o gato se torne destrutivo, por isso permita ao gato libertar a tensão e caçar, mesmo que seja só a fingir.

5 - Diversão


As brincadeiras são pura diversão, mais para o gato do que para o dono, provavelmente. Mas até para o dono, as brincadeiras são uma forma de distracção e garantem sempre boas gargalhadas. Envolva-se com o seu gato e embarque nestas brincadeiras felinas.


Fonte: Arca de Noé

2 comentários:

Anderson disse...

parabéns pelo seu blog!

tenho 3 filhotes maravilhosos e sempre tive gatos em casa,

muito interessante as expressões dos felinos, algumas eu sabia.

abraço

disse...

adorei este artigo. parabéns!